Correção das provas do Enem 2016

Correção das provas do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. Como nos anos anteriores, o resultado da prova escrita e da redação do Enem será publicado no mês de janeiro. Já dissemos aqui dos esforços do Ministério da Educação – MEC em tentar disponibilizar as notas ainda antes deste ano acabar, mas pela importância que o exame adquiriu nos últimos anos, as correções ficaram cada vez mais apuradas e só se vai divulgar após terem plena certeza dos resultados.

Alguns alunos, no entanto, já têm uma ideia, ainda que vaga, sobre o desempenho que obtiveram porque o gabarito oficial da prova saiu três dias depois dela ser feita. O problema para todos é não saber qual a nota final já que a prova  corrigida pelo sistema TRI, o qual admite pesos diferentes entre as questões. É chamada está técnica de anti-chute já que é possível encontrar um padrão entre os alunos que fazem corretamente a prova e o que não fazem. Vou dar um exemplo: se dois alunos acertam 10 questões cada um, mas o aluno A acerta mais questões fáceis e médias, sua nota será maior que a do aluno B que acertou mais questões difíceis e errou as fáceis. Dá pra entender a lógica, não?

Bem, o resultado oficial do Enem 2016 pode ser consultado na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. Para ter acesso, basta acessar a página do participante com o CPF e a senha criada no final da inscrição.

Todavia, o resultado do Exame pode ser anulado em função de alguns comportamentos impróprios por parte dos candidatos. Outro quesito que pode interferir na nota final é a nota zero na redação.

Motivos para anulações de prova:


  • O preenchimento do cartão de resposta terá que ser de caneta esferográfica preta fabricada com material transparente;
  • Não informar a cor do caderno de questões no cartão resposta;
  • Deixar de escrever a frase que se encontra no caderno de questões;
  • Apenas o cartão de respostas será corrigido, questões marcadas no caderno de questões não serão válidas.

A redação será zerada caso o participante:

  • Fuga do tema;
  • Não entregue a folha da redação;
  • Não reescrever utilizando caneta esferográfica de cor preta;

Sobre a redação do Enem, sua correção é feita por dois corretores observando as cinco competências já descritas aqui em nosso portal. Caso haja uma discordância na nota que seja superior a 200 pontos, entra em cena um terceiro corretor, mas a necessidade disso acontecer tem diminuído com o passar dos anos já que a equipe está mais “afiada” quanto aos critérios.

Lembre-se sempre de que  são avaliados na prova:

  • domínio da linguagem culta;
  • compreensão do tema;
  • organizar informações e argumentos;
  • correta a aplicação da lógica
  • construção de uma solução para o problema proposto) que uma redação precisa ter.

Acompanhe nosso artigos assinando a newsletter do blog na barra lateral no nos campos específicos para isso nas próprias postagens.