Estudos Bíblicos Evangélicos – Como estudar a Bíblia

Inicialmente é necessário trazer à tona uma questão muito importante e que baliza todo este artigo e os outros citados ao longo do texto: “Por que devemos ler/estudar a Bíblia?”. Considerando que este é um blog educativo e que trata dos assuntos à luz da razão, trazer um tema como este pode gerar muita discussão. Infelizmente, para alguns, isso aqui não é uma democracia e existe moderação nos comentários. Qualquer tipo de ataque à fé alheia e desrespeito às escolhas feitas aqui será tratado de forma bastante simples. Nos reservamos ao direito de aprovar ou não os comentários que acharmos pertinentes à discussão.

Dito isso, voltamos à questão: Porque devemos ler/estudar a Bíblia?

De forma sintética e bastante simples, devemos estudar a Bíblia porque ela é, pelos cristãos, considerada a Palavra de Deus. Segundo a própria escritura na carta de Paulo a Timóteo, a escritura é divinamente inspirada. Isso significa que, embora escrita por homens, considera-se que ela foi inspirada por Ele e traz a visão dEle sobre as questões que tocam a humanidade.

A Filosofia sempre trouxe à discussões as questões ligadas à humanidade e tem-se na Bíblia a resposta para muitas delas. Isso, na minha opinião, não exime o homem da responsabilidade de questionar, discutir, ponderar sobre o que é dito e lido. Vejam, por exemplo, algumas questões que trago das aulas de Filosofia ainda na faculdade:

  • Qual o propósito da vida?
  • De onde venho?
  • Há vida após a morte?
  • O que acontece após a morte?
  • Como posso chegar ao céu?
  • Por que o mundo está cheio do mal?
  • Por que luto tanto para fazer o que é certo?

Estas são apenas algumas das questões que afligem a humanidade há séculos. A Bíblia trata delas e de muitas outras ligadas ao comportamento de forma bastante prática. Os cristãos consideram a Bíblia como argumento irrefutável para todas as questões colocadas anteriormente e não se baseia apenas na ideia de que deve-se confiar nela. O cruzamento do que é dito nela com os registros históricos seculares faz com que ela se torne ainda mais crível. Quem, segundo os cristãos, diz que a Bíblia apresenta erros está com os ouvidos cerrados à verdade.


Voltando à questão inicial, devemos nos dedicar aos estudos bíblicos porque Deus não muda e porque a natureza humana não muda. Isso significa que a Bíblia é tão relevante para nós quanto o era quando foi escrita. Estudando o livro de provérbios, por exemplo, vemos advertências e ensinamentos muito relevantes para os jovens de nossa época quanto foram para os jovens dos tempos de Salomão, um dos autores do livro em questão. Enquanto a tecnologia se transforma ao nosso redor, os desejos e natureza da humanidade não mudam. Qualquer um que se dedicar ao estudo da Palavra de Deus achará, ao ler as páginas da história bíblica, que, falando de relações pessoais ou sociedades, não existe mudança significativa quanto aos procedimentos dos nossos antepassados.

Muitos, é claro, se perguntam se é necessário fazer um curso de estudo bíblico evangélico e o que se nota é que é possível estudar em casa de forma autodidata, mas ainda assim é necessário orientação acerca de como fazer para que o ato não se resuma a ler, ler, ler sem um rumo certo. Isso chega a ser considerado um antídoto para a grande variedade de falsos ensinos que encontramos por aí nos meios de comunicação e nas igrejas. A Bíblia nos dá um padrão de medida pelo qual podemos diferenciar a verdade do engano. Quem não se dedica ao estudo sistemático acaba dando espaço para heresias.

 Sugestões Sobre Como Estudar a Bíblia

De forma simples e direta, trado em forma de tópicos a maneira mais adequada de estudar a bíblia. É necessário ainda dizer que ninguém se torna leitor da noite para o dia. Assim como no estudo durante o preparo para o Enem, os estudantes precisam de experiências de leitura para que a prática leve à perfeição, ou seja, para que o ato não se torne um momento de sacrifício e, sim, de prazer. mais uma vez, dito isso, vejam as dicas que dou para que você passe fazer melhor seu estudo bíblico evangélico, ou, se quiser tratar assim, estudo bíblico cristão:

1. Leia, leia, leia! O passo mais importante no estudo efetivo é a leitura do texto.

2. Procure entender o contexto. Um dos erros mais comuns no estudo e ensino da Bíblia é tirar um versículo do seu contexto para interpretá-lo de um modo que vai contra o significado do texto e contra o amplo contexto da Bíblia como um todo.

3. Observe que tipo de texto você está estudando. É uma narrativa que relata uma parte da história da Bíblia? Está o autor desenvolvendo um argumento para explicar ou refutar alguma doutrina? É uma profecia? Contém o texto mandamentos específicos? É uma parábola?

4. Entenda as palavras que você está estudando. Use um dicionário ou enciclopédia bíblica

5. Procure auxílio em outras passagens. Muitos dos mais difíceis textos da Bíblia são esclarecidos por mais simples afirmações em relatos paralelos ou similares.

6. Estude para conhecer a verdade, não para defender crenças pessoais ou tradições humanas.

7. Faça anotações. Muitas pessoas acham muito útil o uso de um caderno para anotar as observações sobre o texto, perguntas que elas querem saber, etc. Mais leituras e estudo muitas vezes responderão a dúvidas ou questões, por isso é bom ter anotações que você possa usar para aumentar o seu conhecimento.

8. Leia novamente o tópico 6, por favor.

9. Lembre-se de que a Bíblia nos dá o que necessitamos, mas nem tudo o que poderíamos querer. Temos que aprender a contentarmo-nos com o que Deus disse e crer que aquilo que nos foi dado a conhecer está descrito nela.

É isso. Vamos estudar. Mãos à obra!