Exercícios de interpretação de textos ➜ Século XVII

Interpretar textos abarca a leitura e a compreensão de textos escritos. É uma incumbência que para ser bem aplicada demanda conhecimento sobre muitos assuntos como Variação Linguística e Gramática. Aqui em nosso material apresentamos uma quantidade enorme de exercícios de interpretação com gabarito. Você pode acessar todos eles clicando aqui ou buscando por exercícios de interpretação de textos com gabarito aqui na barra superior do site.

Além da busca por isso, aqui você verá a resposta para diversas outras questões como “Como ensinar interpretação de texto no ensino fundamental?”, “O que é interpretação de texto exercícios?”, “Como resolver questões de interpretação de texto?” e “Qual é a diferença entre compreensão e interpretação de texto?”. Além disso, você também poderá encontrar em nossos arquivos exercícios de interpretação de texto com respostas, exercícios de português com gabarito, exercícios de literatura brasileira e atividades de literatura ensino médio com gabarito. Caso queira material de outras áreas do conhecimento, também trazemos postagens sobre numeros primos e numeros romanos.

Exercícios de interpretação com gabarito

Inserto entre o 16° e o 18°, o século XVII permanece em meia luz, quase apagado, nos fastos do Rio de Janeiro, sem que sobre esse período se detenha a atenção dos historiadores, sem que o distingam os que se deixam fascinar pelos aspectos brilhantes da história.

(Vivaldo Coaracy, in O Rio de Janeiro)

1) Segundo o texto, o século XVII:


a) chamou a atenção dos historiadores por ser meio apagado.

b) foi uma parte brilhante da história do Rio de Janeiro.

c) assemelha-se aos séculos XVI e XVIII.

d) foi importante, culturalmente, para o Rio de Janeiro.

e) transcorreu sem brilho, para o Rio de Janeiro.

2) A palavra ou expressão que pode substituir sem prejuízo do sentido a palavra “fastos” é:

a) anais

b) círculos culturais

c) círculos políticos

d) administração

e) imprensa

3) A expressão “quase apagada”:

a) retifica a palavra meia-luz.

b) complementa a palavra meia-luz.

c) reforça a palavra meia-luz.

d) explica a palavra meia-luz.

e) amplia a palavra meia-luz.

4) Infere-se do texto que:

a) os historiadores detestaram o século XVII.

b) os mais belos momentos da história encantam certas pessoas.

c) o século XVI foi tão importante quanto o século XVIII.

d) a história do Rio de Janeiro está repleta de coisas interessantes.

e) os historiadores se interessam menos pelos séculos XVI e XVIII do que pelo século XVII.

Gabarito dos exercícios

Gabarito: 1 e

2 a

3 c

4 b