Nota do Enem 2016
Após fazer as provas do Enem, todos ficam bastante ansiosos quanto às datas em que será divulgada a nota do Enem 2016. Isso porque a quantidade de acertos na prova não serve de base para conseguir avaliar se o estudante foi bem ou não. Isso ocorre por causa da maneira como a prova é corrigida. A Teoria de Resposta ao Item, TRI, confere pesos diferentes às questões e isso influencia na nota final.
Antes, porém, podemos pensar um pouco sobre como as notas serão usadas pelos alunos quando o resultado oficial for divulgado. Atualmente, o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, é o maior sistema de avaliação do mundo ficando apenas atrás dos vestibulares da China. Há mais de 10 anos ele figura como um exame que seleciona os alunos para as maiores faculdades públicas do Brasil e, agora, algumas particulares. Esta foi a forma que o Ministério da Educação (MEC) encontrou para, de forma igualitária, avaliar os candidatos de todo o Brasil, os quais estão encerrando o Ensino Médio, antigo 2º grau. Apesar disso, todos sabemos que o exame coloca no “mesmo saco” alunos que fazem cursinhos nas grandes capitais e aqueles que vivem, por exemplo, em comunidades ribeirinhas na região amazônica. Estes, diferente daqueles, não têm acesso à internet, jornais diários e, muitas vezes, aulas regulares.
Lá no passado, a participação no exame era facultativa, ou seja, apenas aqueles que desejassem participariam e tudo era usado apenas para que o candidato avaliasse o seu nível de conhecimento ao final do ensino regular. Com o tempo, as notas obtidas pelos candidatos passaram a ser usadas como critério de seleção de Programas Educacionais que de alguma forma possibilitavam o ingresso no ensino superior. Isso, é claro, elevou o número de candidatos que optavam por participar das provas do Exame e também concedeu ao exame uma importância que antes não tinha. Assim, o MEC passou a usar o resultado do Enem [link], para selecionar os que seriam contemplado com vagas e também bolsas nas universidades públicas brasileiras.
Nota do Enem 2016 utilizada no ProUni e no SiSu
Um dos Programas Educacionais que possibilitam o acesso ao ensino superior é o ProUni – Programa Universidade para Todos e seu processo seletivo é totalmente baseado nas notas do Enem. O objetivo do Programa é o de conceder bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior. Para conseguir uma dessas bolsas, o candidato que participar do Enem 2015 deve conseguir uma boa nota, já que a concorrência é acirrada.
O SiSu ou Sistema de seleção Unificada é outra iniciativa do Governo Federal que possibilita o ingresso no ensino superior através de processo seletivo feito com base nas notas obtidas pelo candidato no Enem. É um sistema informatizado que é alimentado diretamente com os dados dos candidatos que participaram das provas do Exame e é onde varias instituições Federais e Estaduais recorrem para selecionar seus novos acadêmicos.
As notas do Enem 2015 são compostas da soma das notas das quatro provas de conhecimentos (Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas), mais a prova dissertativa argumentativa de redação. E uma boa preparação é a melhor maneira que o candidato tem para obter uma boa nota no Exame.