Qual o melhor conselheiro que existe?

 

Faça a leitura bíblica antes de ler o texto. Se não tiver uma Bíblia em mãos, veja depois.

Leitura Bíblica: Salmo 1.1-3

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 9.10a)

Quando eu era criança, aprendi os versículos da leitura de hoje por meio de uma música, de modo que até hoje os sei de cor.

Mas, como tantas vezes acontece ao lermos a Bíblia, em alguns momentos o Espírito Santo nos fala de um jeito especial em textos já bem conhecidos, de forma que parecem novos aos nossos olhos.

O salmista começa dizendo que felizes são as pessoas que não seguem os conselhos dos ímpios (aqueles que não têm verdadeiramente o temor do Senhor, ou seja, não vivem com ele).


Muitas vezes, em nossa vida diária, não sabemos o que fazer em determinado momento e pedimos conselhos a outra pessoa.

Pode ser para algo simples ou extremamente complexo.

Julgamos que ela saiba mais, que é mais experiente ou mesmo mais sábia em certo aspecto.

E não é errado fazer isso. Deus deseja que amemos uns aos outros e dividamos nossas cargas.

Dar orientações ou sugestões a quem não consegue encontrar uma saída numa determinada situação pode ser uma forma de demonstrar cuidado e amor.

Porém, não esqueça que o primeiro passo para obter sabedoria é temer a Deus. É possível que o versículo em destaque tenha sido escrito por Salomão, o homem mais sábio que já existiu.

A pessoa de quem você busca conselhos pode parecer sábia, mas se o Espírito do Senhor não estiver nela (ou seja, se não for cristã), ela irá falar baseada em suas próprias ideias e crenças ou até mesmo influenciada pelo diabo.

Isso pode chocar você e parecer loucura de tão absurdo, mas Paulo afirmou:

“Não se enganem. Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se ‘louco’ para que se torne sábio.

Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus” (ICo 3.18-19a).

Com base no texto de hoje, minha recomendação é que você busque o conselho de pessoas comprometidas com Cristo.

Principalmente, que você tema ao Senhor! Somente assim a sabedoria passará a fazer parte de sua vida.

Não existe meio-termo: a verdadeira sabedoria vem do Senhor.