Não cometa estes erros na redação
Quando começamos a estudar um pouco mais as qualidades que um texto, seja ele dissertativo ou não, deve apresentar, passamos a conhecer problemas que a nossa “gramática internalizada” ou mesmo o conhecimento de mundo resolviam. Dois deles, a ambiguidade e a clareza, podem fazer você fracassar na redação e perder a chance de ter uma boa nota em vestibulares, Enem ou mesmo num concurso público. este é o assunto do artigo de hoje. Deixem, no final a avaliação clicando nas estrelinhas e, em seguida, um comentário também.
Qualidades de um bom texto dissertativo
Ao escrever um texto, o autor deve observar certas construções inadequadas que podem dificultar a compreensão do que se quer transmitir. Algumas dessas “armadilhas” são a ambiguidade e a redundância.
AMBIGUIDADE
A ambiguidade pode ser usada para obter um efeito de sentido no receptor. Se ela for produzida de forma involuntária e não tiver essa finalidade como recurso textual, será considerada indevida e inadequada por dificultar a compreensão do texto pelo interlocutor.
Para obter coesão e coerência é preciso, portanto, evitar essa ambiguidade, causada por pontuação imprópria, por problemas de construção textual e por emprego de palavras com mais de um sentido, que podem gerar, de forma não intencional, mais de uma possibilidade de interpretação. Veja:
O computador tornou-se um aliado do homem, mas esse nem sempre realiza todas as suas tarefas.
O sentido da frase ficou ambíguo, porque as palavras esse e suas podem referir-se tanto a “computador” quanto a “homem”. Tanto este quanto aquele podem não realizar o seu trabalho por completo.
Para que não ocorra ambiguidade, pode-se escrever essa frase assim:
O computador, apesar de ser um aliado do homem, não consegue realizar todas as tarefas humanas.
Observe alguns casos freqüentes de ambiguidade, que podem ser problemáticos, e os sentidos possíveis de cada frase:
a) Problemas com o uso de pronomes possessivos
Raquel preparou a pesquisa com Sílvio e fez sua apresentação.
(Raquel fez a sua apresentação ou a de Sílvio?)
- Raquel e Sílvio prepararam a pesquisa, e ambos fizeram a apresentação.
- Raquel e Sílvio prepararam a pesquisa, e ele fez a apresentação dele.
- Raquel e Sílvio prepararam a pesquisa, e ela fez a apresentação dela.
b) Problemas com o uso de pronomes relativos
Visitamos o teatro e o museu cuja qualidade artística é inegável.
(É o teatro ou o museu que possui qualidade artística?)
- Visitamos o teatro e o museu, os quais têm qualidade artística.
- Visitamos o teatro e o museu, e aquele tem qualidade artística.
- Visitamos o teatro e o museu, e este tem qualidade artística.
Ambiguidade (quando indevida) dificulta a compreensão do texto pelo interlocutor, por oferecer, de forma não intencional, interpretação dúbia.
c) Colocação inadequada de palavras
O cliente aborrecido recusou o vinho por causa da safra.
(O cliente era aborrecido ou ficou aborrecido naquele momento?)
- O cliente recusou aborrecido o vinho por causa da safra.
- O cliente, que era aborrecido, recusou o vinho por causa da safra.
d) Sentido indistinto entre agente e paciente
A recepção dos noivos foi no salão do clube.
(A recepção foi oferecida pelos noivos ou eles foram recepcionados?)
- A recepção foi oferecida pelos noivos no salão do clube.
- Os noivos foram recepcionados no salão do clube.
e) Uso indistinto entre o pronome relativo e a conjunção integrante
O motorista falou com o passageiro que era gaúcho.
(O motorista era gaúcho ou o passageiro?)
- O motorista disse que era gaúcho ao passageiro.
- O motorista conversou com o passageiro gaúcho.
f) Problemas com o uso de formas nominais
O pai viu o filho chegando em casa bem tarde.
(Quem chegou em casa bem tarde: o pai ou o filho?)
- O pai viu o filho que chegava em casa bem tarde.
- O pai, ao chegar em casa bem tarde, viu o filho.
REDUNDÂNCIA
A redundância dificulta o entendimento do texto pelo leitor devido ao uso de idéias e palavras repetidas ou desnecessárias, que comprometem a clareza da mensagem. Para evitar essa repetição de idéias, é preciso tirar palavras supérfluas a fim de sintetizar informações e não comprometer a qualidade do texto.
A repetição pode ser um recurso estilístico para estabelecer a coesão no texto. Mas há casos em que é necessário evitá-la, para que a linguagem não fique comprometida e se torne deselegante, inadequada e monótona. Alterar a posição de idéias na construção do texto ou omitir um vocábulo já citado auxilia na eficácia da mensagem que se pretende transmitir. Por exemplo:
Os professores exigiram o pagamento dos salários em atraso, mas o governador não os atendeu.
Veja alguns casos em que a repetição pode constituir um problema textual.
a) Palavras próximas e idênticas:
O povo exige seus direitos, os direitos do povo devem ser respeitados.
b) Repetições exageradas:
O ministro apresentou sua proposta de trabalho, mas o ministro não foi claro em várias questões e as argumentações do ministro não foram aceitas.
Observação: A repetição pode não ser problemática se usada com intenção especial, como em textos humorísticos, publicitários, literários, etc.
Redundância prejudica o entendimento do texto pelo interlocutor devido ao excesso de idéias e/ou palavras empregadas desnecessariamente.
Bônus: tirinhas para exemplificar redundância
Professor, este tipo de erro será abordado lá no seu curso? Tenho bastante dificuldade em fazer meus alunos perceberem e corrigirem erros assim em seus textos. Queria também que eles fossem mais autônomos para avaliar suas próprias produções.
Olá, Amanda, muito obrigado por sua pergunta.
Eu falo com detalhes sobre o processo de correção de redações e dou dicas sobre como o próprio aluno pode avaliar seus textos. Lá no curso Português Pra Passar 2.0 ainda disponibilizo para download a planilha que eu mesmo uso para correção e dou dicas (para professores) sobre como abordar, nos recados escritos nos textos dos alunos, aquilo que é necessário melhorar.
Confere neste link tudo mais que tem no curso: https://portuguesprapassar.com/
Que maravilha, Rogério. Também quero muito essas dicas para correção das redações. Vou já pagar o meu boleto.
Oi, Yolanda, é muito bom saber que confia no meu trabalho e que estará comigo nessa turma do Português Pra passar 2.0. Seja muito bem-vinda.
Oi Rogério, muito legal o artigo e os exemplos de tirinhas sobre ambiguidade.
Tenho uma dúvida sobre como vou receber o curso que você falou em cima. Ele será entregue na minha casa?