Meu WhatsApp não está funcionando. O que fazer?

É inegável que hoje em dia não conseguimos mais viver sem o Whatsapp. Seja como ferramenta de comunicação ou mesmo de trabalho, este aplicativo centralizou as atenções e sua importância supera a de outros aplicativos que ao longo do tempo mantinham a ponta em acessos diários como é o caso do Messenger, do Facebook. Ele tem sido usado, inclusive como ferramenta educacional já que são formados grupos de estudo e é um excelente canal de suporte para professores entrarem em contato com alunos.

Justamente por sua importância, qualquer sinal de instabilidade ou mesmo de travamentos no aplicativo já é motivo para fazer com que a maioria das pessoas fique apreensiva. As pessoas, diante disso, se preocupam porque elas podem estar esperando notícias de amigos ou parentes, ou simplesmente ter nesse nesse app de comunicação sua principal janela para o mundo.

Whatsapp parou? veja como resolver

Caso você esteja enfrentando dificuldades com seu WhatsApp, vamos dar algumas dicas de o que pode estar acontecendo com seu aplicativo.

Mas antes de partirmos para as dicas, compartilhe esse conteúdo com os amigos para ajudar nosso blog e para mantê-los informados sobre o que pode estar acontecendo com o WhatsApp.

Whatsapp parou de funcionar

É bastante comum que as pessoas utilizem a internet em seus celulares apenas para o Whatsapp. Alguns planos de celulares já permitem que os consumidores usem o aplicativo sem que isso seja cobrado ou gaste no seu pacote de internet. Por isso mesmo, as pessoas costumam usar o tempo todo o aplicativo. O problema é que as operadoras de celulares ainda não possuem um serviço que atenda perfeitamente os consumidores. Isso faz com que as instabilidades no Whatsapp não sejam necessariamente culpa do aplicativo, mas sim do plano de internet usado.

A internet wi-fi está funcionando?

Para checar se esse é o problema as formas são simples:

Verifique se o wi-fi está funcionando. Se não estiver, tente desligar o wi-fi no seu celular e religue-o. Confira se ele retomou a conexão e se WhatsApp voltou a funcionar. Em caso negativo, certifique-se no modem o funcionamento da internet está normal. Caso o modem esteja enfrentando problemas de operação, desligue-o por 5 ou 10 segundos e torne a ligá-lo. Se mesmo assim a internet não funcionar em nenhum dos aparelhos da casa, entre em contato com a sua operadora e verifique o motivo.

A internet móvel está funcionando?

Caso esteja usando o aplicativo com sua rede móvel, certifique-se de que a internet esteja funcionando. Não tenho uma explicação bem fundamentada, mas muitas vezes aconteceu de eu ter sinal de internet no celular, o sinal estar forte e mesmo assim não conseguir navegar. Por acidente, descobri que desativar a internet e reativá-la fez com que a internet voltasse. Como eu disse, não tem fundamentação, mas resolveu meu problema.

Como Fechar o Whatsapp?

Se nenhuma dessas questões funcionar, force o fechamento do WhatsApp e limpe o cache. Estes são, na verdade, dois procedimentos diferentes. Tente primeiro forçar o fechamento do aplicativo por meio das opções do celular e caso isso não funcione, então ou você optar por ir até a parte do cache do aplicativo e deletá-lo. Este procedimento é cercado de cuidados porque, em alguns celulares, na mesma tela em que você fará o que explico aqui é a tela em que se deleta o aplicativo. Tome cuidado com isso. Após o procedimento, é possível que você precise reativar seu WhatsApp, mas com certeza esse procedimento tem grandes chances de resolver o problema.

Atualize seu Whatsapp

Outro recurso que você pode usar para fazer o Whatsapp voltar a funcionar é verifique se o seu WhatsApp está atualizado. Caso ele não esteja, atualize agora. Se não estiver apresentando nenhum tipo de atualização ainda não feita, desinstale o aplicativo e reinstale. Isso pode parecer um pouco extremo, mas é um dos procedimentos mais eficientes para resolver alguns dos problemas mais graves de software que pode acontecer com o WhatsApp.

Você usa VPN no Whatsapp?

Se você está utilizando algum tipo de VPN, desative agora. Alguns navegadores de celular como o Opera trazem este recurso como padrão na instalação. VPNs são ferramentas interessantes para que você tenha acesso a conteúdos que seriam nacionalmente bloqueados para você, mas podem apresentar alguns problemas com aplicativos como o WhatsApp tente desativar o seu VPN e então voltar a utilizar o WhatsApp. Caso isso não resolva, você saberá que o seu WhatsApp não vai funcionar com o VPN, o quê conclui-se que você não vai poder manter o VPN ligado o tempo todo. Nesse caso, sempre que você for utilizar o VPN, fique ciente que ele vai afetar negativamente seu WhatsApp pode inclusive, fazer com que ele pare de funcionar.

Se nada disso resolver?

Por último, verifique se o problema é com o programa. Por várias vezes, nos últimos anos, os servidores do WhatsApp enfrentaram dificuldades técnicas que forçaram o programa a deixar de funcionar. Nesse sentido, é bem importante que você se mantenha informado sobre o status de funcionamento do WhatsApp no momento em que você está tentando utilizar.

PUBLICIDADE

Você pode ficar tranquilo, pois todo mundo vai se informar e comentar que deixar bem claro quando houver um problema geral no WhatsApp. Basta que você entre em alguma das suas redes sociais e as pessoas estarão reclamando que não conseguem ver nada no Whatsapp.

Gostou do conteúdo? Esperamos que seja bem útil. Siga-nos nas redes sociais e fique atento aos nossos conteúdos.

Menu do artigo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 2 =