Redação

O curso Missão Enem é confiável?

O curso Missão Enem é confiável?

Qualquer pessoa que tenha acessado nosso site sabe bem o quanto eu julgo como bom o curso Segredos da Redação Perfeita no Enem, da Débora Ribns. Acontece que alguns alunos escreveram pela página de contatos perguntando se realmente o curso Missão Enem é bom. Este artigo é para responder isso e mostrar caminhos para fazer um bom texto na redação do Enem. Caso não tenha lido o review que escrevi sobre o Missão Enem, clique aqui. O curso Missão Enem é confiável?   Para responder Continue lendo

As diferenças entre fala e escrita

As diferenças entre fala e escrita

Sabemos que o meio de expressão de todas as línguas humanas é o som produzido pelo aparelho fonador. Mas a maior parte delas, no entanto, possui um segundo meio de expressão: a escrita. Sua origem é o Oriente Médio, há cerca de 5 mil anos, e, como meio, ligou-se desde o início à prática dos desenhos; apesar disso, há inúmeras línguas no mundo que não dispuseram e nem dispõem de registros com caracteres impressos e significativos. A necessidade da escrita parece ligar-se ao grau de Continue lendo

Enem e Vestibular → Descomplica ou MISSÃO ENEM?

Enem e Vestibular → Descomplica ou MISSÃO ENEM?

Se você está estudando para passar no Enem ou no vestibular, já deve ter ouvido falar do site especializado Descomplica, uma plataforma online de estudos que reúne professores e alunos com o intuito de estudar conteúdos do Ensino Médio através de videoaulas avançadas e completas para quem quer passar. O cursinho teve um índice de aprovação de seus participantes em vestibulares considerável e tem deixado muita gente curiosa, principalmente pelo baixo custo. Afinal, o Descomplica é mesmo assim tão bom? Vale à pena? O Descomplica Continue lendo

A construção do parágrafo dissertativo

A construção do parágrafo dissertativo

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Já foi dito que, antes de redigir, é necessário planejar. E planejar envolve não só a seleção de ideias, mas a estruturação delas dentro de um texto, que será organizado em parágrafos. Portanto, é sobre essas unidades textuais (os parágrafos) que vamos falar agora. De modo geral, um parágrafo-padrão está centrado numa ideia principal que, por sua vez, está circundada por ideias secundárias. Obviamente, dependendo do tema, do autor e do público a que se destina, podem-se encontrar as mais Continue lendo

Dissertação ou Argumentação?

Dissertação ou Argumentação?

Vamos saber o que revelam os dicionários sobre os termos dissertação e argumentação. No Dicionário Aurélio Eletrônico: argumentação [Do fetargumentatione.] s.f. 1.  Ato ou processo de argumentar. 2.  conjunto de argumentos. 3.  Discussão, controvérsia. dissertação [Do lat dissertatione.] s.f. 1.  Exposição desenvolvida, escrita ou oral, de matéria doutrinária, científica ou artística. 2.  Trabalho escrito, apresentado a instituição de ensino superior, e defendido, publicamente, por candidato ao grau de mestre. 3.  Discurso; conferência; preleção. No Dicionário Eletrônico Houaiss: argumentação – substantivo feminino 1 arte, ato ou efeito Continue lendo

Exercício com gabarito sobre dissertação

Exercício com gabarito sobre dissertação

Aprender a escrever é, em grande parte, se não principalmente, aprender a pensar, aprender a encontrar ideias e a concatená-las, pois, assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente não criou ou não aprovisionou. Quando os professores nos limitamos a dar aos alunos temas para redação sem lhes sugerirmos roteiros ou rumos para fontes de ideias, sem, por assim dizer, lhes “fertilizarmos” a mente, o resultado é quase sempre desanimador […] Não podiam dar Continue lendo

Um texto permite infinitas leituras?

Um texto permite infinitas leituras?

E é essa relação de posições histórica e socialmente determinadas – em que o simbólico (linguístico) e o imaginário (ideológico) se juntam – que constitui as condições da produção da leitura. (…) De forma bastante resumida, podemos dizer que há relações de sentidos que se estabelecem entre o que um texto diz e o que ele não diz, mas poderia dizer, e entre o que ele diz e o que outros textos dizem. Essas relações de sentido atestam, pois, a intertextualidade, isto é, a relação Continue lendo

O que é linguagem verbal?

O que é linguagem verbal?

O processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, no Ensino Médio, deve pressupor uma visão sobre o que é linguagem verbal. Ela se caracteriza como construção humana e histórica de um sistema linguístico e comunicativo em determinados contextos. Assim, na gênese da linguagem verbal estão presentes o homem, seus sistemas simbólicos e comunicativos, em um mundo sociocultural. PCNEM A língua assume papéis fundamentais: é por meio dela que o homem enuncia seu pensamento, analisa os fatos do mundo e interage com o outro; é ela o Continue lendo

O papel do texto escrito na comunicação

O papel do texto escrito na comunicação

A linguagem é considerado aqui como a capacidade de articular significados coletivos e compartilhá-los, em sistemas arbitrários de representação, que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade. A principal razão de qualquer ato de linguagem é a produção de sentido. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. O ato comunicativo não se realiza apenas por meio da linguagem verbal. Ao longo de sua história, o homem criou e aperfeiçoou vários sistemas comunicativos. Ao conjunto de traços específicos Continue lendo